PERSONAGENS MULTICLASSE
Um personagem pode adicionar novas classes ao progredir em nível, tornando-se assim um personagem multiclasse. As habilidades de classe de diferentes classes se combinam para determinar as habilidades gerais do personagem multiclasse. Multiclasse melhora a versatilidade de um personagem ao custo de foco.
CARACTERÍSTICAS DE CLASSE E NÍVEL
Como regra geral, as habilidades de personagens multiclasse são a soma das habilidades de cada uma de suas classes.
Nível: "Nível de personagem" é o número total de níveis do personagem. É usado para determinar quando talentos e melhoras de valores de habilidades são ganhados.
"Nível de classe" é o nível do personagem numa classe específica. Para um personagem cujos níveis são todos numa mesma classe, nível de personagem e nível de classe são iguais.
Pontos de Vida: Um personagem ganha pontos de vida de cada classe quando seu nível de classe aumenta, somando os novos pontos de vida ao total anterior.
Bônus Base de Ataque: Some os bônus base de ataque adquiridos de cada classe para obter o bônus base de ataque do personagem. Um valor resultante de +6 ou maior concede ao personagem ataques múltiplos.
Testes de Resistência: Some os bônus base de resistências de cada classe.
Perícias: Se uma perícia for uma perícia de classe para qualquer das classes do personagem multiclasse, então nível de personagem determina a graduação máxima dessa perícia. (A graduação máxima para um perícia de classe é 3 + nível de personagem.) Se uma perícia não for uma perícia de classe de nenhuma das classes de um personagem multiclasse, a graduação máxima nessa perícia é metade do máximo para uma perícia de classe.
Características de Classe: Um personagem multiclasse ganha todas as características de classe de todas as suas classes mas também deve sofrer as consequências das restrições especiais de todas as suas classes.
(Exceção: Um personagem que adquirir a classe bárbaro não se torna analfabeto.)
No caso especial de expulsar mortos-vivos, tanto clérigos como paladinos experientes têm a mesma habilidade. Se o nível de paladino do personagem for 4º ou maior, seu nível efetivo de expulsão é seu nível de clérigo mais seu nível de paladino menos 3.
No caso especial de esquiva sobrenatural, tanto bárbaros experientes quanto ladinos experientes têm a mesma habilidade. Quando um bárbaro/ladino ganharia esquiva sobrenatural uma segunda vez (por sua segunda classe), ganha ao invés esquiva sobrenatural aprimorada, se não já tiver. Seus níveis de bárbaro e de ladino se somam para determinar o nível de ladino necessário para um atacante flanqueá-lo.
No caso especial de obter um familiar, tanto magos quanto feiticeiros têm a mesma habilidade. Um feiticeiro/mago soma seus níveis de feiticeiro e mago para determinar a armadura natural, valor de Inteligência e habilidades especiais do familiar.
Talentos: Um personagem multiclasse ganha talentos baseado em níveis de personagem, independente de níveis de classes individuais.
Aumentos de Habilidades: Um personagem multiclasse ganha aumentos em valores de habilidades baseado no nível de personagem, independente de níveis de classes individuais.
Magias: O personagem ganha magias de todas as suas classes usuárias de magias e mantém uma lista de magias separada para cada classe. Se o efeito de uma magia for baseado no nível de classe do usuário, o jogador precisa saber de qual classe é a lista de magias da qual está usando a magia.
Um personagem pode adicionar novas classes ao progredir em nível, tornando-se assim um personagem multiclasse. As habilidades de classe de diferentes classes se combinam para determinar as habilidades gerais do personagem multiclasse. Multiclasse melhora a versatilidade de um personagem ao custo de foco.
CARACTERÍSTICAS DE CLASSE E NÍVEL
Como regra geral, as habilidades de personagens multiclasse são a soma das habilidades de cada uma de suas classes.
Nível: "Nível de personagem" é o número total de níveis do personagem. É usado para determinar quando talentos e melhoras de valores de habilidades são ganhados.
"Nível de classe" é o nível do personagem numa classe específica. Para um personagem cujos níveis são todos numa mesma classe, nível de personagem e nível de classe são iguais.
Pontos de Vida: Um personagem ganha pontos de vida de cada classe quando seu nível de classe aumenta, somando os novos pontos de vida ao total anterior.
Bônus Base de Ataque: Some os bônus base de ataque adquiridos de cada classe para obter o bônus base de ataque do personagem. Um valor resultante de +6 ou maior concede ao personagem ataques múltiplos.
Testes de Resistência: Some os bônus base de resistências de cada classe.
Perícias: Se uma perícia for uma perícia de classe para qualquer das classes do personagem multiclasse, então nível de personagem determina a graduação máxima dessa perícia. (A graduação máxima para um perícia de classe é 3 + nível de personagem.) Se uma perícia não for uma perícia de classe de nenhuma das classes de um personagem multiclasse, a graduação máxima nessa perícia é metade do máximo para uma perícia de classe.
Características de Classe: Um personagem multiclasse ganha todas as características de classe de todas as suas classes mas também deve sofrer as consequências das restrições especiais de todas as suas classes.
(Exceção: Um personagem que adquirir a classe bárbaro não se torna analfabeto.)
No caso especial de expulsar mortos-vivos, tanto clérigos como paladinos experientes têm a mesma habilidade. Se o nível de paladino do personagem for 4º ou maior, seu nível efetivo de expulsão é seu nível de clérigo mais seu nível de paladino menos 3.
No caso especial de esquiva sobrenatural, tanto bárbaros experientes quanto ladinos experientes têm a mesma habilidade. Quando um bárbaro/ladino ganharia esquiva sobrenatural uma segunda vez (por sua segunda classe), ganha ao invés esquiva sobrenatural aprimorada, se não já tiver. Seus níveis de bárbaro e de ladino se somam para determinar o nível de ladino necessário para um atacante flanqueá-lo.
No caso especial de obter um familiar, tanto magos quanto feiticeiros têm a mesma habilidade. Um feiticeiro/mago soma seus níveis de feiticeiro e mago para determinar a armadura natural, valor de Inteligência e habilidades especiais do familiar.
Talentos: Um personagem multiclasse ganha talentos baseado em níveis de personagem, independente de níveis de classes individuais.
Aumentos de Habilidades: Um personagem multiclasse ganha aumentos em valores de habilidades baseado no nível de personagem, independente de níveis de classes individuais.
Magias: O personagem ganha magias de todas as suas classes usuárias de magias e mantém uma lista de magias separada para cada classe. Se o efeito de uma magia for baseado no nível de classe do usuário, o jogador precisa saber de qual classe é a lista de magias da qual está usando a magia.